CATR | CURRICULUM
17536
page-template-default,page,page-id-17536,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

CURRICULUM

1998 a 2002

 
Organização e realização de Eventos Científicos nacionais e internacionais: I, II, III e IV Encontros Nacionais de Aconselhamento: “Dependência Química e outras Adições” e I e II Simpósios Internacionais sobre Álcool, Tabaco, Drogas e Saúde & II Encontro Nacional de Aconselhamento que contou com oradores de renome mundial como Alan Marlatt, George E. Vaillant, Brian Rush, Richard Hurt, entre outros.

 

2000 a 2001

 
I. Colaboração nos Cursos de Formação profissional de técnicos em Aconselhamento com especialização em Dependências, em parceria com a Entidade formadora GDQ – consultoria e tratamento.
1. Curso Teórico em Aconselhamento – 120 horas
2. Curso Teórico em Dependência Química e Outras Adições – 120 horas
3. Formação Prática Supervisionada em Instituição de Tratamento para Dependência Química e Outras Adições – 1040 horas

 

2002 a 2010

 
1.Programas de Prevenção em Meio escolar
Projetos anuais dirigidos à escolas da comunidade, nomeadamente nas áreas de Lisboa e Cascais, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de competências e estratégias individuais e sociais para lidar com questões como o uso de tabaco, álcool, drogas sintéticas, bem como a violência, a sexualidade, o stress e a alimentação, entre outras.

 

a) Sinais de Fumo – Tabaco

 

O “Sinais de Fumo” é um Programa de Prevenção Universal no âmbito dos estilos de vida tem como objetivo global “contribuir para a proteção da saúde de jovens com uma idade média de 12 anos de idade (variando entre os 10 e 14 anos), nomeadamente na área do uso de tabaco (mas também abordando o uso de álcool e outras
drogas), procurando evitar ou retardar a experimentação e o consumo de tabaco pelos jovens, através da implementação de um programa em meio escolar dirigido às escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico”.

 

b) Não te estiques – Álcool

 

O Programa de prevenção “Não te Estiques”
tem como objetivo contribuir para a
promoção e proteção da saúde em jovens
entre os 12 e 15 anos de idade,
nomeadamente na área do uso de álcool e de
outras substâncias psico-activas através da
implementação de um programa em escolas
do Ensino Básico. O projecto está dividido em
quatro sessões com a duração de noventa minutos cada que decorrerão uma vez por mês durante um período de quatro meses. Cada programa deste projecto está concebido para abranger 720 alunos distribuídos por cerca de 24 turmas de 30 alunos cada de uma ou mais escolas, constituindo por dois blocos de 12 turmas no total de 360 alunos por bloco. Este projecto visa acompanhar o decurso temporal do ano escolar de forma a manter a temática e a atenção dos alunos visados durante todo o ano lectivo.

 

c) Não te queimes – Drogas

 

O presente projecto tem como principal objectivo contribuir para a promoção e protecção da saúde em jovens entre os 15 e 18 anos de idade, nomeadamente na área do uso de MDMA (ecstasy) cannabis (haxixe) e de outras substâncias psico-activas através da implementação de um programa em escolas do Ensino Secundário.

2. Organização, produção e disseminação de Manuais e Recursos Didáticos para profissionais – Projetos financiados pelo FSE e Estado Português através do POEFDS em parceria com o Gabinete de Dependência Química
Objectivos:
• Sensibilizar, informar e especializar profissionais que lidam direta ou indiretamente com as problemáticas do tabaco, álcool e outras drogas,
• Fornecer os instrumentos terapêuticos mais utilizados e eficazes para a solução dos problemas associados a estes estilos de vida e patologias envolvidas.
a) “Álcool, Tabaco, Drogas e Saúde” – “Usos, Abusos e Dependências”: 3 Manuais Técnicos / 1 CD-ROM (Projeto nº 71-RD-2002 – QCA III – POEFDS) – Jan2003/Mar2004
b) “Intervenções Breves” – 2 Manuais Técnicos /2 CD-ROM ́s /2 DVD- (Projeto nº 81-RD-2003 – QCA III – POEFDS) – Ago2004/Dez2005
c)“Gestão de Problemas de Saúde em Meio Escolar”: 4 Manuais (Manual 1 – Violência, Bulling e Delinquência; Manual 2 – Stress, Depressão e Suicídio; Manual 3 – Organização de Intervenções Preventivas; Manual 4 – Uso de Substâncias (Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

2004

Membro fundador da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo (COPPT). Depois de alguns anos de trabalho informal junto do extinto Conselho de Prevenção do Tabagismo, pertencente ao Ministério da Saúde. A COPPT reúne um vasto número de Associações pertencentes à área da Saúde, da Educação e do Ambiente, todas tendo em comum o interesse pela prevenção do tabagismo em Portugal.
 

2005 a 2008

 
Participação no Programa URBAN II, da Câmara Municipal de Lisboa – Projeto “Cidade ConVida” – Projecto de marketing, intervenção social e promoção da saúde que envolveu uma população de cerca de 8000 agregados familiares, da área geográfica do Vale de Alcântara.
 

2009 a 2012

 
CATR fez parte da implementação do Fórum Nacional Álcool e Saúde, como membro fundador, depois de um ano de trabalho do Instituto da Droga e da Toxicodependência (atual SICAD), do Ministério da Saúde, onde continua a intervir até hoje. Decorrente do Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool e à semelhança do que está a acontecer na Comissão Europeia, o Fórum é composto pelos vários interessados (Estado, Organizações não governamentais; representantes da Indústria; da Venda por grosso e a retalho; do Marketing e da Publicidade e da Comunicação Social). Desde 2010 que está envolvido na elaboração de alguns projetos de investigação ligados as políticas de saúde pública do álcool.
 

2012 e 2013

 
Consultoria e apoio terapêutico na reestruturação de um centro de tratamento na área de Setúbal.
 

2014

 
Atualmente, desenvolve parcerias para desenvolvimento de projetos na área do educação e promoção dos estilos de vida saudáveis em contexto escolar, organizacional e comunitário; serviços de aconselhamento familiar, de treino de competências sociais, coaching de vida e prevenção de recaídas.